frente: "Nº.11 -V. Julio Augusto da Motta Mera. Acesit 1848 a 1849/ 2 annos de estudo" (a grafite na margem superior); "14" (a grafite, em baixo, ao centro)
desenho executado á lápis negro, copiado a partir de uma estampa representando o tema -"Cleópatra mostra a Octávio o busto de Júlio César -, segundo a composição pictórica com o mesmo título, da autoria de Pompeo Batoni ((1708 ? - 1787), 1755(?)). A composição é composta por duas figuras num cenário de interior. À esquerda, Octávio, é agarrado na mão esquerda por Cleópatra, que aponta para o busto de César, situado mais à direita da composição.
Acta n.º 299, da Conferência geral e extraordinária do corpo Académico da Academia das Belas Artes de Lisboa de 29 de Agosto de 1849. In, Actas da Academia de B.Artes de Lisboa - 1844 a 1850. Ms. Arquivos da secretaria da Academia Nacional de Belas Artes, cota: 9; FARIA, Alberto Cláudio Rodrigues - A Colecção de Desenho Antigo da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (1830-1935): tradição, formação e gosto. Lisboa : [s.n.], 2008. Dissertação de mestrado em Museologia e Museografia apresentado à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 4 vols.
obras deste autor na Colecção de Desenho Antigo da FBAUL: Inv. n.ºs: 218, 520
desenho premiado com a honra do "Accessit", no concurso anual da Aula de Desenho Histórico do ano lectivo de 1848-49, na secção de cópia a partir estampa; votado em conferência geral e extraordinária do corpo Académico da Academia das Belas Artes de Lisboa de 29 de Agosto de 1849. A Academia reclamava o direito de ficar com as obras por ela premiadas. Este desígnio viria a ser estatuído na sequência do capítulo IV, artigo 32.º, do regulamento aprovado em 24 de Dezembro 1859 pela Academia de Belas Artes de Lisboa, que determinava que "[?] os trabalhos dos que forem propostos para obterem os partidos, os prémios e a honra do accessit serão guardados na Academia[?]".