frente: Nº 7 (a grafite, no canto superior direito); verso: "Anunciação/ 1840 a 1841" (a grafite, no canto superior direito)
desenho executado a carvão, com realces de giz branco, de figura de manequim, em de pé, visto de frente, com a cabeça ligeiramente virada para a sua direita. A figura está trajada com um panejamento cintado, que descai até os pés. O braço direito está levantado lateralmente, com o dedo indicador apontar para o o seu lado direito; enquanto o braço esquerdo está ligeiramente levantado um pouco abaixo da cintura.
Acta n.º 181, da Conferência ordinária de 20 de Outubro de 1841. In, Actas da Academia de B.Artes de Lisboa - 1838 a 1843. Ms. Arquivos da secretaria da Academia Nacional de Belas Artes, cota: 8; FARIA, Alberto Cláudio Rodrigues - A Colecção de Desenho Antigo da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (1830-1935): tradição, formação e gosto. Lisboa : [s.n.], 2008. Dissertação de mestrado em Museologia e Museografia apresentado à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 4 vols.
desenho premiado com o partido de 20$000 réis, no concurso anual da Aula de Desenho Histórico do ano lectivo de 1840-41, na secção de Desenho do Modelo Vivo - panejamentos; votado em conferência geral ordinária da Academia das Belas Artes de Lisboa de 20 de Outubro de 1841. A Academia reclamava o direito de ficar com as obras por ela premiadas. Este desígnio viria a ser estatuído na sequência do capítulo IV, artigo 32.º, do regulamento aprovado em 24 de Dezembro de 1859 pela Academia de Belas Artes de Lisboa, na qual se determinava "[?] que os trabalhos dos que forem propostos para obterem os partidos, os prémios e a honra do accessit serão guardados na Academia[?]".