frente: "José Daniel Collaço, Prem.do - 1846 a 47." (a grafite, na margem inferior); "3" (a grafite, em baixo, ao centro)
desenho executado a lápis negro, copiado a partir de estampa, representado o tema de "São Paulo e São Ananias". A composição é cmposta 9 figuras num cenário de interior. Em primeiro plano, S. Paulo, cego, encontra-se ajoelhado na frente de S. Ananias, que é apoiado por um homem. S. Ananias apoia a mão direita sobre a testa de S. Paulo; ao lado de S. Ananias, encontra-se um jovem a segurar uma bandeja com um pote; atrás deste, observa-se duas figuras que estão de pé; no canto superior esquerdo da composição, estão três anjinhos e uma pomba; atrás de S. Paulo, em segundo plano, encontram-se dois homens que puxam um cavalo.
Acta da Conferência geral e extraordinária, de 16 de Dezembro de 1846. In, Actas da Academia de B.Artes de Lisboa - 1844 a 1850. Ms. Arquivos da secretaria da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, cota: 9; FARIA, Alberto Cláudio Rodrigues - A Colecção de Desenho Antigo da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (1830-1935): tradição, formação e gosto. Lisboa : [s.n.], 2008. Dissertação de mestrado em Museologia e Museografia apresentado à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 4 vols.
obras deste autor na Colecção de Desenho Antigo da FBAUL: Inv. n.ºs: 217, 523
desenho premiado com o partido pecuniário de 20$000 réis, no concurso anual da Aula de Desenho Histórico do ano lectivo de 1845-46, na secção de cópia a partir estampa; votado em conferência geral e extraordinária da Academia das Belas Artes de Lisboa de 16 de Dezembro de 1846. A Academia reclamava o direito de ficar com as obras por ela premiadas. Este desígnio viria a ser estatuído na sequência do capítulo IV, artigo 32.º, do regulamento aprovado em 24 de Dezembro 1859 pela Academia de Belas Artes de Lisboa, que determinava que "[?] os trabalhos dos que forem propostos para obterem os partidos, os prémios e a honra do accessit serão guardados na Academia[?]".